De tudo um pouco: Comunidade de São Pedro

Imagem de Amostra do You Tube

Jovens moradores da Comunidade de São Pedro, Rio Arapiuns, no município de Santarém (PA), fazem com câmeras de telefones celulares uma apresentação das belezas, da história e da vida cotidiana do seu lugar.  O vídeo com algumas imagens filmadas do alto de uma torre de telefonia fixa de 60 metros é narrado parcialmente de lá.  A distância, ao alto, faz com que o olhar dos jovens nos mostre a beleza e a generosidade da natureza no Rio Arapiuns.

São Pedro é uma comunidade grande para os padrões da nossa região, com cerca de 135 famílias. É uma comunidade que reúne Escola e Posto de Saúde que atende outras comunidades próximas.  Lá também tem uma Rádio Comunitária que transmite as informações de interesse da localidade por alto falantes afixados em postes.  Outro destaque é o Telecentro Comunitário. Apesar de ainda não estar conectado à Internet  já nos mostra o quanto é útil para a comunidade. O vídeo, que foi inteiramente produzido, editado e finalizado pelos jovens, foi trabalhado com os equipamentos e pela turma que participa das atividades do Telecentro.

São Pedro foi destaque na imprensa nacional em outubro de 2010 quando, nas suas praias, movimentos sociais e comunitários, unidos no Movimento em Defesa da Vida e da Cultura do Rio Arapiuns, se reuniram para pressionar pela preservação da Floresta.

Conheça um pouco do que é viver na Amazônia com esse vídeo da juventude de São Pedro.

O Projeto Saúde & Alegria conta com o apoio da Vivo e do Instituto Vivo para realizar essa iniciativa.

 

Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>